Aos meus filhos e netos

Nesse ano de 2020 vocês estão começando uma nova vida. É tempo de mudanças. A partir do ano de 2021 acredito que vamos trilhar outros caminhos. Ao mesmo tempo que estamos tristes pelo corte do cordão umbilical sentimos a alegria transbordar em nossos corações. Deixaremos amigos e parentes queridos, com tristeza e saudades, e ganharemos outros ao longo da jornada.

Acreditamos que tudo que vivemos juntos desde vocês pequeninos em nossos braços até hoje, homens e mulher feitos, foram de amor e de ensinamentos para nós e para vocês.

Tudo que passamos para vocês, inclusive as histórias de nossas famílias, serão um apoio em tempos difíceis, de crises, frustações e dificuldades e lhes confortarão nos momentos de dúvidas e incertezas. As vezes falávamos palavras duras, mas eram necessárias naquele momento, e serão capazes, hoje, de ajudá-los a entender seus sentimentos e a realizar mais livremente suas escolhas.

Cada ensinamento que passamos tem um significado especial para suas vidas e então, assim como nós, compartilhem também as nossas histórias com seus filhos e netos, no trabalho, na igreja e no lar. Leve para suas vidas um pouco de nós, de nossas famílias e repasse-as aos descendentes principalmente a honestidade, o caráter, a fibra e a saga da família. Tenham orgulho e digam ´´ – Esta é a minha família´´.

Tratem bem todas as pessoas com quem conviverem. Elas podem parecer egoístas, mesquinhas e hipócritas. Mas, se não procurarmos olhá-las sob outra perspectiva nunca seremos capazes de descobrir que são também generosas, amorosas e bondosas. E, se não lhes dermos a oportunidade de revelarem seus aspectos positivos ficaremos para sempre privados do bem que elas poderiam nos proporcionar.  Mas, não mudem só para tentar agradar. Amem-se do jeito que vocês são. Lembrem-se que o amanhã é sempre um novo dia e todas as respostas que procuramos estão dentro de nós mesmos.

Meus filhos e netos, cuidem um do outro. Amem-se, mutuamente, com todas as forças. Se apoiem quando um estiver necessitando de um conselho ou enfrenta alguma dificuldade. Segurem as mãos e se abracem em momentos difíceis. Lembrem-se que nós os amamos. Existe um lugar em nossos corações cheio de paz e de aconchego, que nos faz compreender que tudo vai dar certo para vocês.

Lembrem-se sempre de que o tempo cura tudo e que depois da dor vem o crescimento pessoal e que em cada novo amanhã a paz, a saúde e a prosperidade estarão presentes, a alegria e os sonhos realizados. Ao amanhecer e ao entardecer e em todos os momentos de suas vidas agradeçam. Agradeçam sempre a Deus,ao Nosso Senhor Jesus Cristo e à Nossa Senhora da Conceição de Aparecida (Padroeira da nossa família) aos pais, aos irmãos, aos parentes e amigos e também ao universo, por tudo. E se houver alguma coisa para enterrar, para esquecer, que sejam as palavras ásperas que foram ditas a você, os gestos solidários que não foram feitos em momentos difíceis e os preconceitos externados que tanto te magoaram.

Se vocês quiserem ser amados, serem lembrados, façam um gesto de carinho, digam boas palavras de estímulo, acolham os sofrimentos de seus filhos, netos e da pessoa amada que convive diariamente com vocês, vencendo obstáculos e cuidando dos seus lares e de suas famílias. Abrace a pessoa amada nos momentos difíceis, fique em silêncio, não diga nada, às vezes, ela só que ser abraçada e se sentir protegida.

Entenda seu casamento e a pessoa com quem você escolheu para formar uma família. Converse bastante. Monólogo não. Diálogo sim. Saiba falar baixo com ela para não ofender. Saiba ouvir, saiba compreender, saiba perdoar, saiba reencontrar, saiba amar e abraçar. Lembre-se que há momentos que desejamos ficar só com nossos pensamentos. Se for o caso, sente bem devagarinho ao lado dela e não perturbe esse momento particular. Espere pacientemente, depois a abrace e diga simplesmente “Eu te amo”!

Seu crescimento depende do carinho que dedicar a todos que te procuram, principalmente os mais humildes. Depende também do perdão, da renúncia aos bens materiais em benefício do seu próximo, da paciência com os mais velhos, da simpatia pelos adversários, da tolerância para com os mais fracos e também para com os mais fortes, do amor que dedique a sua esposa, filhos e netos, a sua família. A vida perfeita não existe e ela não te ensinaria muita coisa. Mas esteja de coração aberto pois ele se encherá todos os dias até a borda de alegria e amor.

Converse com você mesmo de vez em quando, faça sua crítica. Elogie seus acertos, corrija o que você acha que está errado. Se tiver que chorar, chore. Se tiver que pedir apoio, peça. Se tiver que pedir perdão, peça. Você não é perfeito. Pense. Pense muito como poderá ser uma pessoa inovadora a cada dia para seu trabalho, sua família, seu país. Renove-se sempre com esperanças, com amor, com carinho fraterno, com o melhor de você.

Festejem todos os dias os mais simples gestos – a seriedade das horas difíceis, a sobrancelha cerrada, o pequeno corte no dedo, o gosto da manteiga no pão quentinho, a limonada que sobe pelo canudinho, o sorvete, o engordurado churrasco, o cachorro quente, o cafezinho da tarde, o chá antes de dormir, as nuvens do poente, o cair da tarde, a chuva, o sol, o aconchego do cobertor nos dias frios, a leitura de um bom livro, o filme que queria assistir, o crescimento dos filhos, netos e bisnetos, o caminhar de mãos dadas com seu amor, as crianças que choram, que gritam, que brigam, a boa música que vibra seus sentimentos e traz recordações. Festejem os planos, os sonhos, a esperança que nasce do futuro possível. Festejem a vida!

Poeta Casimiro Neto. Brasília/DF e Casa do Poeta, Paraíso Encantado, Turiúba/SP.
Conselhos aos filhos e netos, com especial carinho, depois da tomada de decisões
para mudança da cidade de Brasília/DF para Turiúba/SP.
30 de agosto de 2020 – 30 de agosto de 2023

plugins premium WordPress
error: Conteúdo Protegido!